A obra baseada em fato real mostra a trajetória de negros e negras que lutaram, voluntariamente, ao lado das forças paulistas contra o governo liderado por Getúlio Vargas aqui no Rio de Janeiro. Faustino observa que ainda é muito pouco conhecida a participação de afro-brasileiros neste episódio da história do Brasil, especialmente porque a maioria do povo negro considerava (e ainda consideram, vários dos mais velhos) Vargas como "o pai dos pobres".
“Poucos brasileiros sabem que esses bravos batalhões existiram. Infelizmente, o protagonismo negro continua fora da história oficial”, afirma Faustino, no texto de apresentação do lançamento do livro, que esperamos também seja lançado aqui na cidade do Rio de Janeiro.
O autor
Oswaldo Faustino é jornalista desde 1976, além de escritor e estudioso de relações etnorraciais. Foi repórter de rádio, TV, revistas e jornais, como Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, além de editor de Cultura/Variedades do Diário Popular. Escreveu a biografia de Nei Lopes, primeiro volume da Coleção Retratos do Brasil Negro (Selo Negro/Summus, 2009). É coautor, com Aroldo Macedo, desde 1999, de quatro livros infanto-juvenis, pela FTD, e um livro de entrevistas, pela Editora Gente. É também colaborador da revista Raça Brasil. Ministra palestras e minicursos para educadores sobre formas práticas para a implementação da Lei n. 10.639/03, que institui o ensino obrigatório de História e Cultura Afro-Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário