Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Legião Negra na "revolução constitucionalista" de São Paulo

Este primeiro romance do jornalista Oswaldo Faustino será lançado no próximo dia 20 de julho na Livraria Martins Fontes Avenida Paulista, 509, São Paulo capital, perto da estação do metrô chamada Brigadeiro.

A obra baseada em fato real mostra a trajetória de negros e negras que lutaram, voluntariamente, ao lado das forças paulistas contra o governo liderado por Getúlio Vargas aqui no Rio de Janeiro. Faustino observa que ainda é muito pouco conhecida a participação de afro-brasileiros neste episódio da história do Brasil, especialmente porque a maioria do povo negro considerava (e ainda consideram, vários dos mais velhos) Vargas como "o pai dos pobres".

Poucos brasileiros sabem que esses bravos batalhões existiram. Infelizmente, o protagonismo negro continua fora da história oficial”, afirma Faustino, no texto de apresentação do lançamento do livro, que esperamos também seja lançado aqui na cidade do Rio de Janeiro.

O autor

Oswaldo Faustino é jornalista desde 1976, além de escritor e estudioso de relações etnorraciais. Foi repórter de rádio, TV, revistas e jornais, como Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, além de editor de Cultura/Variedades do Diário Popular. Escreveu a biografia de Nei Lopes, primeiro volume da Coleção Retratos do Brasil Negro (Selo Negro/Summus, 2009). É coautor, com Aroldo Macedo, desde 1999, de quatro livros infanto-juvenis, pela FTD, e um livro de entrevistas, pela Editora Gente. É também colaborador da revista Raça Brasil. Ministra palestras e minicursos para educadores sobre formas práticas para a implementação da Lei n. 10.639/03, que institui o ensino obrigatório de História e Cultura Afro-Brasileira.

Nenhum comentário: