Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de maio de 2009

Duas protagonistas negras na telinha da Globo



Para não ficar só em temas sizudos, embora este também tenha o seu lado dito sério, no segundo semestre deste ano (2009) a Rede Globo colocará no ar duas telenovelas estreladas, cada uma, pelas atrizes negras Camila Pitanga e Taís Araújo.

Segundo o blog “global” da jornalista Patrícia Kogut, Camila vai estrelar a telenovela das 18 horas (que substituirá o “remake” de “Paraíso”) chamada até o momento de “Pelo avesso” dos roteiristas Duca Rachid e Thelma Guedes supervisionados por João Emanuel Carneiro (o mesmo autor de “Da cor do pecado” (que tanta polêmica causou, mas isso fica para outra ocasião) e “Cobras e Lagartos” (que acabou sendo protagonizada pelo personagem (secundário no início) “Foguinho” interpretado por Lázaro Ramos (que roubou a cena naquela ocasião) ).

E conforme já amplamente anunciado como "a primeira protagonista negra de uma novela das nove", Taís interpretará a personagem-padrão chamada “Helena” em “Viver a vida” do roteirista Manoel Carlos, com estréia prevista para setembro na faixa nobre das 21 horas.

Como a esperança ainda é a última que morre, aguardemos os desenvolvimentos destas personagens e até que ponto as contribuições de ambas poderão minimizar os estereótipos veiculados pela telenovela sobre a mulher negra. Evidentemente que por trás destes dois movimentos na teledramaturgia produzida pela Rede Globo há os previsíveis e desejados ($$$$$$$...) efeitos mercadológicos... em dose dupla!

Nenhum comentário: