Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cinema e reflexões no IPDH na Lapa



A nova programação do projeto “Cinema no IPDH” na Lapa, bairro próximo ao Centro do Rio de Janeiro, acontecerá a partir de 22 de julho toda quarta-feira, às 19 horas, com entrada franca. E pra variar, uma rodada de conversas logo após as exibições.

O primeiro filme a ser exibido nesta fase será “Os soldados búfalos” estrelado por Danny Glover. E na seqüência, a cada quinze dias, serão exibidas obras significativas com a participação de artistas negros como o considerado cult “Advinhe quem vem para o jantar” com Sidney Poitier; “Milagre em Santa Ana” dirigido por Spike Lee; “Em minha terra” com Samuel L. Jackson; “Massacre em Rosewood” de John Singleton e “Mandela, a luta pela liberdade” com Dennis Haysbert (o presidente negro dos EUA na série “24 Horas” no papel de Nelson Mandela) e mais adiante, em novembro, a reprise de “Panteras Negras” o já clássico filme dirigido em 1995 por Mario Van Peebles.

O Instituto Palmares de Direitos Humanos (IPDH) fica na Rua Mem de Sá, 39, Lapa, tendo à frente neste momento a nossa doce Catarina, mulher que segue a tradição de luta das mulheres negras. O coordenador do “Cinema no IPDH” é o nosso companheiro João Batista, que tem um acervo muito bom de filmes produzidos e estrelados por artistas negros.

E encerrando as exibições da primeira fase, dia sete de julho, terça-feira, às 18h 30min, o “Cinema no IPDH” exibe o filme “Um grito de liberdade” estrelado por Denzel Washington que vive o ativista sul-africano Steve Biko morto na prisão pelo nefasto regime racista na então África do Sul dominada pelo governo de minoria branca.

Nenhum comentário: